NOSSOS EXAMES

Excelência na área de oftalmologia

Em nossa Clínica contamos com diversos exames para proporcionar o melhor conforto e excelência na área oftalmológica.

Avaliação do Olho Seco

Causada por vários fatores, a síndrome do olho seco é a condição na qual os olhos não são umedecidos suficientemente. Os principais sintomas são coceira, irritação e ardor nos olhos. O diagnóstico é realizado por meio de exame com gotas oftálmicas, que ajudam a aliviar os sintomas, garantindo mais conforto ao paciente.

Avaliação de Plástica Ocular

A plástica ocular atua na correção e no tratamento de pálpebras e tecidos em volta dos olhos (cílios, glândulas, drenagem lacrimal). O procedimento envolve uma série de exames, que vão desde a projeção dos olhos para fora das órbitas à análise de tumores, assim como as alterações palpebrais, conjuntivais e avaliação da posição dos cílios.

Biometria

É um exame para se calcular o grau das lentes a serem implantadas em cirurgia de catarata. Mede com precisão a profundidade da câmara anterior e a ceratometria. Calcula-se o tamanho axial do globo ocular, e é de muita valia no cálculo de lentes para implante em cirurgia de catarata.

Curva Diária de Pressão

Avalia os níveis da pressão ocular em diferentes horários ao longo do dia. Normalmente, são realizadas quatro medições no período das 08h às 18h, tempo em que ocorrem variações na pressão ocular. O procedimento é necessário para o diagnóstico e acompanhamento do glaucoma.

Gonioscopia

É um exame de visão que utiliza uma lente especial para o estudo do ângulo da câmara anterior do olho, onde é realizada a drenagem do humor aquoso (líquido que preenche a câmara anterior).

A indicação do exame Gonioscopia é fundamental para o diagnóstico e tratamento do glaucoma.

Mapeamento da Retina

O exame de fundo de olho permite a visualização das artérias, veias, capilares e nervos ópticos, a biomicroscopia fornece um detalhamento aumentado das estruturas retinianas. O procedimento permite o diagnóstico e a prevenção de várias doenças, como a hipertensão arterial, diabetes, anemia e doenças oculares como o glaucoma e a catarata.

Ortóptico

Avalia a função dos músculos responsáveis pelo alinhamento e movimentação dos olhos. Indicado para diagnóstico de estrabismo, o exame é realizado por meio de um foco luminoso e a projeção de uma imagem. O objetivo é analisar o movimento muscular e a resposta dos olhos aos estímulos visuais.

Paquimetria

O exame mede a espessura da córnea através de um feixe focalizado. O procedimento é rápido e indolor e indica possíveis degenerações e edemas de córnea, além de auxiliar no diagnóstico do glaucoma. O procedimento também é exigido no pré-operatório de cirurgias refrativas.

Tonometria

Exame que mede a pressão ocular usando um aparelho chamado tonômetro, o exame possibilita identificar casos de pressão alta (hipertensão ocular ou glaucoma) no olho, para o acompanhamento da administração medicamentosa do glaucoma e do pós-operatório de cirurgias intraoculares.

TSH (Teste de sobrecarga hídrica)

Verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do humor aquoso (líquido interno do olho), ou seja, medida da pressão intraocular após ingestão de água em 5 minutos. O Teste de Sobrecarga Hídrica é indicado para diagnosticar e acompanhar pacientes com suspeita de glaucoma.

Dr. Luiz Fernando R. Figueiredo Filho

São anos atendendo na área de oftalmologia

ÚLTIMAS BLOG