Excelência
na área de Oftalmologia

MENOPAUSA X CATARATA

 

As mudanças hormonais provocam nas mulheres grandes mudanças no organismo por conta do período conhecido como menopausa. Entretanto, os cuidados com a saúde da mulher vão muito além das consultas com a ginecologista e dermatologista. Nesta fase, também é importante que seja feito um acompanhamento médico para diagnóstico de problemas que podem ocorrer com a saúde ocular.

As mudanças hormonais podem alterar o filme lacrimal, causando síndrome do olho seco, sensibilidade à luz e coceira nos olhos. Além disso, segundo informações publicadas no site da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, as chances de a mulher desenvolver a catarata também aumentam durante a menopausa.

Isso ocorre porque o organismo interrompe a circulação de estrogênio (hormônio feminino), alterando uma das camadas que formam o cristalino (lente natural do olho), que, por sua vez, precisa deste hormônio para bloquear a produção de uma proteína que causa a catarata.

É importante ressaltar que as consultas oftalmológicas são essenciais em todas as fases da vida, mas devem ser intensificados após a menopausa. Dessa forma, será possível acompanhar as alterações que podem ocorrer nos olhos. Além do mais, o acompanhamento médico pode corrigir o problema diagnosticado e minimizar os incômodos sintomas.

Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *