VOCÊ SABIA? A CATARATA ATINGE MAIS MULHERES DO QUE HOMENS

Por: Oftalmo Figueiredo | 02 de Abril de 2020

Uma Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela que a prevalência da catarata é 29% maior entre as brasileiras. A doença ocular atinge 31,9% das mulheres, contra 24,6% dos homens com 60 anos ou mais de idade.

Uma das explicações para esta diferença são as mudanças hormonais provocadas nas mulheres por conta do período conhecido como menopausa. Segundo informações publicadas no site da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, as chances de a mulher desenvolver a catarata também aumentam durante a menopausa.

Além disso, a grande maioria dos casos de catarata estão relacionados ao envelhecimento da população, e as mulheres vivem mais do que os homens. O fato é comprovado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida dos brasileiros homens é de 72,5 anos, já para as mulheres a expectativa é maior, de 79,6 anos.

Vale lembrar que a catarata é uma doença ocular causada pela opacidade parcial ou total do cristalino, a lente natural do olho, localizada atrás da pupila e que colabora para a formação da imagem. O problema afeta a nitidez da visão, deixando qualquer imagem embaçada.

O tratamento da doença é cirúrgico, onde é quebrado e aspirado o cristalino opaco e implantada a lente intraocular dobrável. A cirurgia é segura, precisa e proporciona diversos benefícios.