Excelência
na área de Oftalmologia

VOCÊ SABIA? TUBERCULOSE OCULAR PODE LEVAR A CEGUEIRA

 

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, que geralmente acomete o pulmão, porém também pode afetar outros órgãos, como é o caso dos olhos. De acordo com a Revista Brasileira de Oftalmologia, estima-se que cerca de 1 a 2% dos pacientes com a forma pulmonar apresentem a forma ocular da tuberculose. O acometimento ocular pode ocorrer de duas formas distintas:

– Infecção primária: acontece quando os olhos são o foco inicial da contaminação. Isso pode acontecer através do contato do olho com mãos e objetos contaminadas ou então por exposição a aerossóis infectados com os bacilos, sendo todos esses casos uma ocorrência rara.

– Infecção secundária: ocorre após uma infecção inalatória com posterior disseminação por via linfo-hematogênica.

A doença pode comprometer todas as partes dos olhos, sendo que as manifestações clínicas mais comuns são a uveíte (inflamação da úvea), endoftalmite (inflamação do globo ocular) e tuberculoma. O paciente, normalmente, apresenta fotofobia, lacrimejamento, baixa acuidade visual, vermelhidão e dor nos olhos.

O tratamento é demorado e deve ser seguido corretamente para que as bactérias sejam eliminadas e não continuem se desenvolvendo, tornando-se mais fortes e difíceis de eliminar. É importante ressaltar que se não for tratada corretamente, a tuberculose ocular pode trazer complicações importantes, como o desenvolvimento de catarata, o descolamento de retina e o aumento da pressão intraocular, podendo levar à cegueira.

Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *