VOCÊ SABIA? CÂNCER DE PELE TAMBÉM PODE ATINGIR AS PÁLPEBRAS

Por: Oftalmo Figueiredo | 11 de Dezembro de 2019

Você se preocupa em proteger as suas pálpebras dos efeitos nocivos do sol? Além desse hábito ser importantíssimo para cuidar da sua saúde ocular, ajuda a prevenir o tipo de câncer mais frequente no Brasil: o de pele. De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 160 mil novos casos de câncer de pele são registrados por ano no país.

O momento é oportuno para discutir o assunto, uma vez que estamos no Dezembro Laranja, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de pele. E você sabia? De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Liverpool, 10% dos tumores de pele tipo carcinoma basocelular, que é o mais comum, ocorrem na área dos olhos.

O tumor de pálpebra acontece quando existe um crescimento anormal das células na região em volta dos olhos e podem ser diagnosticados através de um exame oftalmológico detalhado. As causas são inúmeras, mas o fator genético e a radiação solar são os principais fatores de risco.

Para proteger seus olhos contra a ação dos raios solares, o óculos de sol é um acessório indispensável. Mas fique de olho! Óculos sem procedência e proteção adequada podem fazer mal a sua visão.

E lembre-se, visite o oftalmologista regularmente para realizar exames preventivos ou quando perceber qualquer incômodo em sua visão.