Excelência
na área de Oftalmologia

FIQUE DE OLHO! OBESIDADE PODE TER RELAÇÃO COM PROBLEMAS OCULARES

 

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde, a taxa de obesidade no Brasil teve um aumento de 67,8% nos últimos treze anos, saindo de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018.

O que poucas pessoas sabem, entretanto, é que a obesidade pode ter relação com problemas oculares. É importante ressaltar que a obesidade, propriamente dita, não causa os problemas de visão, o que provoca são as doenças consequentes do excesso de peso. A obesidade deixa o paciente com uma maior probabilidade à hipertensão arterial, distúrbios cardíacos e o diabetes, e essas sim, podem interferir na saúde ocular e provocar a perda da visão, se não forem tratadas com rapidez e eficiência.

A retinopatia hipertensiva, por exemplo, é uma lesão vascular da retina. E como o próprio nome indicia, entre as principais causas da doença está a hipertensão arterial. Os sintomas, geralmente, só aparecem no estágio final da doença e incluem visão turva e defeitos no campo de visão.

Já o diabetes é uma das principais causas da retinopatia diabética, uma complicação que ocorre quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina, região do olho responsável pela formação de imagens. Os sintomas da doença são progressivos, e os primeiros sinais incluem vista embaçada, seguida de manchas no campo visual e perda súbita ou alterações repentinas na qualidade da visão.

Por isso, manter uma alimentação saudável, fazer atividade física e, principalmente, consultar regularmente o seu oftalmologista são hábitos fundamentais para cuidar da sua saúde ocular. E lembre-se, em caso de qualquer sintoma procure um especialista para uma correta avaliação!

Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *