“Meu olho está vermelho” ou “Estou com os olhos irritados” são algumas das queixas mais comuns no consultório oftalmológico, de acordo com o oftalmologista Dr. Fauze Abdulmassih, do Centro Completo em Oftalmologia (HCO). Existem pessoas que já ao acordar estão com os olhos vermelhos, outras após o banho, ao passar por um momento de raiva ou até mesmo sem algum motivo aparente.
Acontece que nossos olhos são muito sensíveis e podem ficar vermelhos com facilidade quando choramos, se ficamos gripados, cansados ou com sono. É o que acontece com o administrador Odelmo Neto que frequentemente sofre com o problema. “Quando estou cansado ou com sono meus olhos ficam muito vermelhos. Não é uma coisa que me atrapalha, mas me incomoda porque às vezes as pessoas ficam reparando e acham estranho. Acho que como meus olhos são claros o vermelho destaca bastante”, conta.
O Dr. Fauze Abdulmassih afirma que é nesse momento que várias pessoas cometem um erro: usar colírio sem orientação médica.
“Esse é um hábito muito arriscado e incorreto, pois alguns colírios, quando usados de maneira inadequada, podem causar efeitos colaterais graves como catarata e glaucoma. Sendo assim, evite usar o mesmo colírio que deu certo para o seu vizinho, porque o problema dele não necessariamente é o mesmo que o seu. A pessoa deve procurar um oftalmologista para saber qual o melhor colírio para o seu caso, qual dose usar e por quantos dias usar”, explica o médico.
Segundo o oftalmologista, as causas para os olhos vermelhos são inúmeras e podem ser simples como uma alteração das glândulas dos cílios ou mais graves como as uveítes. “A uveíte é uma doença ocular grave, que geralmente causa dor, vermelhidão e embaçamento visual. Outras doenças oculares frequentes que resultam no olho vermelho são as conjuntivites (bacteriana, viral, alérgica, química) e a síndrome do olho seco”, explica o oftalmologista. Quem trabalha o dia todo com computador também pode apresentar episódios de hiperemia ocular (vermelhidão) no final do dia, sem que isso represente uma doença ocular.
De acordo com o oftalmologista é preciso ficar atento nos casos de possíveis alergias: poeira, sabonetes, mofo e shampoos também podem causar irritação e vermelhidão nos olhos. O médico explica que o contato com alérgenos, materiais ou substâncias que provocam nas pessoas reações alérgicas, faz com que o corpo os reconheça como sendo algo estranho e desenvolva a irritação. “É uma resposta do próprio organismo quando esse está diante de um agente ‘agressor’ e nessa ‘luta’ do corpo contra as substâncias causadoras da alergia, o organismo libera várias substâncias químicas responsáveis pela dilatação dos vasos e aumento do fluxo sanguíneo, o que consequentemente pode deixar os olhos vermelhos”, afirma.
Para quem sofre com os olhos vermelhos, o Dr. Fauze Abdulmassih deixa uma boa notícia:
“Na maioria dos casos é possível tratar o problema. Algumas doenças são crônicas e não existe a cura completa, mas, sim, o controle para que os sintomas não atrapalhem o dia a dia do paciente. O mais importante é descobrir a causa do olho vermelho para que o tratamento possa ser feito de forma adequada”.
Fonte:https://hco.med.br/