Excelência
na área de Oftalmologia

VOCÊ SABIA? ARTRITE REUMATOIDE PODE AFETAR OS OLHOS

 

A artrite reumatoide é uma doença crônica causada pela inflamação das articulações. De acordo com dados da Revista Saúde, estima-se que 2 milhões de brasileiros sejam afetados por essa condição, a maioria mulheres entre 30 e 50 anos.

Embora possa parecer improvável que uma inflamação articular afete a nossa visão, a artrite reumatoide reduz a produção de colágeno, substância fundamental para a manutenção da glândula lacrimal e, consequentemente, para a produção da lágrima.

Especialistas afirmam que cerca de 15 a 25% dos pacientes com artrite reumatoide sofrem da síndrome do olho seco – uma condição anormal de baixa lubrificação da superfície do olho. A artrite também já foi associada com diversas patologias oculares como a conjuntivite, ceratites, vasculites, uveítes, episclerites e esclerites.

Ardência, queimação, ressecamento, sensação de corpo estranho, vermelhidão e lacrimejamento excessivo são os principais sintomas apresentado pelos pacientes. O diagnóstico é feito por meio de testes que verificam a quantidade e qualidade da lágrima, histórico clínico do paciente e os relatos dos sintomas.

Recomenda-se que pessoas diagnosticadas com artrite reumatoide realizem avaliações periódicas com um oftalmologista para manter os olhos sempre saudáveis. Cuide-se!

Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *