VAMOS CUIDAR DA SAÚDE OCULAR?

Por: Oftalmo Figueiredo | 02 de Dezembro de 2019

A visão é um dos sentidos mais importantes e complexos do corpo humano, sendo fundamental para perceber tudo o que está a nossa volta. Portanto, devemos cuidar muito bem dela. Pensando nisso, separamos alguns hábitos saudáveis importantíssimos para te ajudar nos cuidados com a saúde ocular. Confira:

Não coce os olhos – O simples ato instintivo de colocar os dedos aos olhos quando alguma coisa os irrita é um péssimo hábito. A pressão exercida pelos dedos pode lesionar áreas importantes do órgão e facilitar o desenvolvimento até mesmo de doenças, como ceratocone. Além disso, a mão é suja e pode levar bactérias para os olhos, desenvolvendo infecções, como a conjuntivite bacteriana.

Colírios só com indicação médica – O uso de colírios sem prescrição médica pode causar sérios problemas na visão, agravar algumas doenças oculares, além de mascarar sintomas, levando ao diagnóstico incorreto do caso. Por isso, ao sentir qualquer desconforto nos olhos, o indicado é procurar um oftalmologista.

Consulte o oftalmologista uma vez ao ano – Consultar regularmente o seu oftalmologista para realizar exames de rotina é essencial para cuidar da sua saúde ocular, uma vez que cerca de 60% a 80% dos casos de doenças que levam à cegueira são tratáveis quando diagnosticadas precocemente.

Evite o uso constante de computadores e smartphones – Passar horas e horas em frente da tela do computador ou smarthphone pode causar visão embaçada, lacrimejamento e olhos pesados, sintomas comum de um problema ocular conhecido como “vista cansada” e que atinge grande parte da população. Piscar várias vezes para lubrificar os olhos, dormir bem e reduzir o brilho das telas são atitudes que ajudam a diminuir o problema.

Fique de olho na saúde da sua visão e faça consultas regulares com o oftalmologista! Cuide-se!