PACIENTES DIABÉTICOS TÊM MAIS CHANCES DE DESENVOLVER CATARATA E GLAUCOMA

Por: Oftalmo Figueiredo | 06 de Fevereiro de 2020

De acordo com dados do Ministério da Saúde, pessoas com diabetes têm 40% mais chances de desenvolver glaucoma e 60% mais chances de desenvolver a catarata. E ainda mais: diabéticos costumam desenvolver a catarata mais cedo e a doença progride mais rápido.

A catarata é uma doença ocular causada pela opacidade parcial ou total do cristalino, a lente natural do olho, localizada atrás da pupila e que colabora para a formação da imagem. O problema afeta a nitidez da visão, deixando qualquer imagem embaçada. O diagnóstico deve ser realizado por um oftalmologista e quanto mais cedo detectado, melhores são as chances de tratamento.

Já o glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular (PIO) que provoca lesões no nervo ótico e, se não houver tratamento adequado, o paciente pode ter perda total de visão, quadro que se torna irreversível.

A doença geralmente não apresenta sintomas na fase inicial, sendo diagnosticada por meio de exames específicos. Com o diagnóstico precoce e tratamento adequado o glaucoma pode ser controlado, garantindo mais saúde e qualidade de vida ao paciente.

Por isso, além da alimentação saudável e o controle da glicemia, pacientes diabéticos devem consultar o seu oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Previna-se!