Excelência
na área de Oftalmologia

OS PERIGOS DOS ÓCULOS ESCUROS FALSIFICADOS E SEM PROTEÇÃO

No próximo dia 22 de dezembro inicia-se o verão! E um item indispensável em dias ensolarados é o óculos de sol, não é mesmo? Mas atenção! O acessório exerce uma função muito mais importante do que apenas dar um toque especial ao visual: protege os olhos dos danos causados pela exposição solar.

Mas, para essa proteção ser efetiva e segura, os óculos precisam ter uma boa procedência. Segundo dados revelados pela Associação Brasileira da Indústria Óptica, no Brasil, são fabricados 24 milhões de óculos e, desse total, 7 milhões são falsificados. Outra pesquisa realizada pela mesma instituição revela que quatro em cada dez brasileiros optam por óculos de sol piratas.

Os preços dos óculos de sol piratas são bastante atrativos, mas o problema é que para a saúde ocular o barato pode custar caro, já que as lentes destes acessórios geralmente não barram os raios ultravioletas e deixam os olhos expostos, podendo causar danos severos aos olhos.

Sem a proteção adequada, os raios solares penetram mais profundamente podendo causar danos à conjuntiva, a córnea, ao cristalino e à retina. Isso acelera o aparecimento da catarata e contribui para a degeneração macular, doenças que comprometem a visão e podem causar cegueira.

Por isso, na hora de comprar seus óculos escuros certifique se eles possuem selo de autenticação de proteção. E lembre-se, não só os adultos devem proteger os olhos do sol. Crianças e idosos também precisam usar óculos escuros adequados para sua idade e com proteção.

Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *