DEGENERAÇÃO MACULAR É A PRINCIPAL CAUSA DE PERDA DE VISÃO PARA QUEM TEM MAIS DE 50 ANOS

Por: Oftalmo Figueiredo | 15 de Janeiro de 2020

Você tem mais de 50 anos? Então atenção, você tem mais um motivo para se consultar regularmente com um oftalmologista. De acordo com o Ministério da Saúde, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é a principal causa de cegueira irreversível em pessoas com mais de 50 anos.

A DMRI é uma doença ocular que afeta uma parte da retina chamada mácula (área responsável pela percepção de detalhes), e que causa a perda progressiva da visão central, tendo como sintomas embaçamento (principalmente durante a leitura) e formação de manchas no campo visual, que surgem conforme a doença progride.

Além da idade, predisposição genética, pele clara, olhos azuis ou verdes, exposição à luz do sol, hipertensão, obesidade e cigarro podem favorecer o surgimento da DMRI.

Existem duas formas da doença, sendo a degeneração macular seca ou não-exsudativa, que corresponde a 90% dos casos. Os 10% restantes apresentam a forma úmida ou exsudativa, que é a principal responsável pelos casos de cegueira. Nestes casos, vasos sanguíneos anormais se formam sob a mácula. Se não contida, com o tempo o paciente perde toda a visão central.

Quanto mais cedo o diagnóstico for estabelecido, maiores são as chances de o tratamento ser bem-sucedido. O tratamento consiste em prevenir o avanço da doença, alguns, inclusive, ajudam a recuperar a visão já perdida.

De todo modo, o paciente também pode contribuir no sentido de evitar os fatores de risco, como passar a se alimentar de forma saudável, diminuir a quantidade de sal ingerido diariamente, parar de fumar e aumentar a prática de exercícios regulares. Lembre-se, a prevenção é a melhor forma de se cuidar e manter a saúde em dia. Procure um oftalmologista de confiança e faça uma avaliação!