Excelência
na área de Oftalmologia

DEGENERAÇÃO MACULAR É A PRINCIPAL CAUSA DE PERDA DE VISÃO PARA QUEM TEM MAIS DE 50 ANOS

Você tem mais de 50 anos? Então atenção, você tem mais um motivo para se consultar regularmente com um oftalmologista. De acordo com o Ministério da Saúde, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é a principal causa de cegueira irreversível em pessoas com mais de 50 anos.

A DMRI é uma doença ocular que afeta uma parte da retina chamada mácula (área responsável pela percepção de detalhes), e que causa a perda progressiva da visão central, tendo como sintomas embaçamento (principalmente durante a leitura) e formação de manchas no campo visual, que surgem conforme a doença progride.

Além da idade, predisposição genética, pele clara, olhos azuis ou verdes, exposição à luz do sol, hipertensão, obesidade e cigarro podem favorecer o surgimento da DMRI.

Existem duas formas da doença, sendo a degeneração macular seca ou não-exsudativa, que corresponde a 90% dos casos. Os 10% restantes apresentam a forma úmida ou exsudativa, que é a principal responsável pelos casos de cegueira. Nestes casos, vasos sanguíneos anormais se formam sob a mácula. Se não contida, com o tempo o paciente perde toda a visão central.

Quanto mais cedo o diagnóstico for estabelecido, maiores são as chances de o tratamento ser bem-sucedido. O tratamento consiste em prevenir o avanço da doença, alguns, inclusive, ajudam a recuperar a visão já perdida.

De todo modo, o paciente também pode contribuir no sentido de evitar os fatores de risco, como passar a se alimentar de forma saudável, diminuir a quantidade de sal ingerido diariamente, parar de fumar e aumentar a prática de exercícios regulares. Lembre-se, a prevenção é a melhor forma de se cuidar e manter a saúde em dia. Procure um oftalmologista de confiança e faça uma avaliação!

Seja o primeiro a comentar.