Excelência
na área de Oftalmologia

COMO O USO EXCESSIVO DA TECNOLOGIA PODE PREJUDICAR A SUA VISÃO?

 

Você é daqueles que fica o tempo todo grudado com os olhos em telas de celulares e computadores? Então atenção! O uso excessivo de aparelhos eletrônicos, como computadores, tablets e celulares pode ser prejudicial para a sua saúde ocular.

A astenopia digital, por exemplo, é uma fadiga ocular causada pelo uso excessivo de aparelhos eletrônicos. Os sintomas podem incluir ardência, vermelhidão, olhos secos, dores de cabeça, sensibilidade à luz e visão embaçada. O problema acontece porque os nossos olhos não são feitos para fixar um único ponto que esteja próximo do indivíduo durante longos períodos.

Além disso, estudos mostram, cada vez com mais frequência, a luz azul violeta como a principal responsável pelo nosso desconforto ao permanecer muito tempo olhando para esses dispositivos. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Toledo, que fica em Ohio, nos Estados Unidos, mostra que a luz azul das telas deixa algumas moléculas do olho tóxicas, o que desgasta constantemente o globo ocular, podendo causar a degeneração macular, uma das causas mais habituais de cegueira em pessoas com mais de 50 anos.

Como se proteger? Já existem lentes de óculos de grau – ou mesmo sem, que conseguem proteger os olhos dos raios ultravioleta, e também da luz azul-violeta. Piscar várias vezes para lubrificar os olhos, reduzir o brilho das telas, fazer pausas para desviar o olhar da tela e focar a visão em outro ponto também são atitudes importantes. Converse com seu oftalmologista de confiança e saiba mais!

Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *