CASOS DE CONJUNTIVITE AUMENTAM COM A CHEGADA DO VERÃO

Por: Oftalmo Figueiredo | 02 de Janeiro de 2020

O verão já chegou! Mas para curtir com saúde e prevenção a estação mais quente do ano, atente-se a um ponto importante: a saúde dos olhos. Um problema ocular comum nesta estação pode atrapalhar os dias de divertimento: a conjuntivite, que, no verão, passa a ser mais recorrente.

Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia, surtos de conjuntivite podem ocorrer em qualquer época do ano. No entanto, eles são comuns nos meses da primavera e do verão, porque o calor e a umidade favorecem a disseminação dos agentes infecciosos. Além disso, nesse período do ano, as pessoas costumam viajar para o litoral do país para aproveitar a praia ou uma boa piscina. A aglomeração de pessoas nesses locais também pode facilitar o contágio da conjuntivite.
.
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, membrana que recobre parte dos olhos, e pode ser causada por infecção bacteriana ou viral ou pode resultar de uma reação alérgica ou irritação.

Entre os principais sintomas da doença estão os olhos avermelhados, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção amarela, verde ou branca, pálpebras grudadas ao acordar, intolerância à luz e visão borrada.

Para se prevenir, as recomendações são: tomar banho de água doce logo após sair da piscina para ajudar na remoção do cloro. Não abrir os olhos embaixo d’água e/ou usar óculos de natação. Evite coçar os olhos e usar objetos de quem está com conjuntivite. E, claro, lavar as mãos e o rosto com frequência.

O diagnóstico e tratamento adequados são fundamentais para evitar o agravamento do problema e principalmente melhorar o bem-estar do paciente. Ao sentir os primeiros incômodos procure o seu oftalmologista de confiança. E atenção! Não faça a automedicação, pois o uso de colírios sem indicação médica pode causar complicações ainda maiores.